Inglês.

Essa é a dica mais importante que eu gostaria de ter recebido no começo da minha carreira, é bem capaz que eu tenha recebido, mas programar de fato é mais legal do que aprender outro idioma e talvez por isso eu não levei tão a sério esse assunto de aprender Inglês nessa época.

Por que Inglês?

A primeira e indiscutivelmente mais importante razão de aprender Inglês para qualquer pessoa desenvolvedora é que existe MUITO mais conteúdo sobre qualquer assunto em Inglês do que em Português.

Isso é um fato, e eu tenho muita dificuldade em indicar um conteúdo realmente bom e atualizado em Português. Não que não exista, deve existir, mas por conteúdos em Inglês terem uma fatia maior do mercado de conteúdo, eles acabam sendo mais relevantes e mais fáceis de encontrar.

Um bom exemplo disso são os cursos do Udemy, por causa do ranking do site os produtores fazem uma verdadeira produção de vídeo e material para ficar no topo. Veja que a competição é mundial e por isso o conteúdo é de uma qualidade enorme.

Dia-a-dia

Mais do que conteúdos para aprender a programar ou debuggar o seu código, uma pessoa desenvolvedora precisa ler e escrever em Inglês no dia-a-dia.

Geralmente, todo o código da sua empresa será escrito em Inglês, se você usar um framework ele virá escrito em Inglês, assim como a documentação dele poderá não ter uma versão em Português, suas mensagens de commits (quando você registra algum código para ser versionado) vão ser em Inglês e vários outros exemplos como esses.

Qual o nível de Inglês que você precisa?

Você não precisa ser fluente para conseguir programar ou aprender a programar, o que você precisa saber, essencialmente, é apenas entender Inglês, seja escrito ou falado.

Como aprender Inglês?

Eu recomendo começar devorando a trilha de Inglês do aplicativo DuoLingo. Depois, ou durante isso, tente devorar conteúdos em Inglês, eu comecei lendo os livros do Harry Potter, eu já tinha lido eles em Português então muito do universo do livro eu já conhecia e isso facilita pois você não precisa aprender sobre esse universo e pode focar em aprender o Inglês do livro em questão.

Eu acredito que aprender fazendo isso, devorando conteúdo em Inglês e se dedicando, você já vai aprender o suficiente para tirar muito proveito do que a internet tem de melhor em Inglês.


Eu acredito que isso é extremamente importante e por isso eu recomendo que essa seja a primeira linguagem, que você que está começando na área de desenvolvimento de software, deveria se dedicar em aprender.

Se você conhece outras formas de aprender Inglês sem ter que pagar cursos caros para tal feito, você pode compartilhar nos comentários abaixo para ajudar outras pessoas a encontrar diferentes formas de aprender.

Obrigado =)